Com a chegada do verão, chega também o sol, e por isso aqui ficam alguns conselhos para que possamos aproveitar o verão de melhor forma.
A nossa pele é constituída por três camadas, epiderme (mais exterior), derme e hipoderme (mais interior). Ao estarmos expostos ao Sol, vamos expor a nossa pele às radiações solares, radiações essas que em contacto com a pele, podem provocar lesões.
O sol emite radiações de dois tipos: UVA e UVB. As radiações UVA causam lesões nas camadas mais internas da pele, lesões essas que não conseguimos ver, podendo mais tarde originar graves problemas; as radiações UVB são as radiações que causam os escaldões e as queimaduras solares, que conseguimos ver.
Quando estamos expostos ao Sol devemos utilizar um protector solar de acordo com o nosso tipo de pele:
- pele muito clara, devemos utilizar um índice de protecção solar 50
- pele clara, devemos utilizar um índice de protecção solar 30
- pele morena, devemos utilizar um índice de protecção solar 20
As crianças com menos de três anos de idade não devem estar directamente expostas ao sol, devendo utilizar também um índice de protecção solar bastante elevado. Bebés muito pequenos devem utilizar um protector solar mineral.
Devemos renovar o nosso protector solar de 2 em 2 horas, para continuarmos protegidos.
Não devemos estar ao sol no período entre as 11 e as 16 horas, período em que as radiações atinguem níveis mais elevados. Neste período de tempo devemos procurar a sombra.
Devemos sempre utilizar um chapéu ou boné para proteger a cabeça, e quando o sol está muito forte devemos também utilizar uma t-shirt.
Com a chegada do calor devemos também ingerir muitos líquidos, de preferência água, o ideal seria 1,5L por dia.
Neste verão presta atenção ao Sol, e sempre que necessário dirige-te à tua Farmácia. Faz do Sol um amigo.